Fomos os primeiros ocidentais que eles viram, ouvem falar de nós (Portugueses) logo nos primórdios da escola, contudo por cá poucos são os que conhecem ou sequer suspeitam dos laços que outrora existiram entre as duas culturas.

Hoje, para meu agrado deparei com dois acontecimentos que querem ajudar a mudar este estado das coisas:

  • Nippon KomaO ciclo de cinema “Nippon Koma” na Culturgest. Ao longo de quatro dias iram ser projectados diferentes trabalhos seleccionados, que vão desde o cinema documental aos motion graphics, passando claro, pelos filmes de animação. As sessões começam sempre às 18:30 e 21:30 e o programa pode ser consultado aqui ou em PDF.

  • Japan WeekDe 23 a 28 de Novembro, Lisboa acolhe a Semana Cultural do Japão. Trata-se de uma iniciativa da International Friendship Association e da Câmara Municipal de Lisboa, que conta com a colaboração da Embaixada do Japão. A ideia é divulgar a cultura milenar e multifacetada do país do sol nascente. Para tal foi elaborado um programa recheado de espectáculos de música, dança, teatro, artes marciais e exposições de arte, que toma conta de vários espaços da capital durante seis dias, proporcionando ao público em geral oportunidades únicas de contactar com algumas pérolas da criatividade nipónica.

Estamos todos convidados! 🙂