Garrafa de ÓleoÉ pá eu confesso que não sonhava o quanto os óleos de cozinhar eram prejudiciais para o ambiente (ou pelo jeito qualquer óleo). E invariavelmente cometi o mesmo erro que muitos de nós, mas depois de ter lido o seguinte no Reciclemos! não há mais desculpa:

Mesmo que não façamos muitos fritos, quando os fazemos deitamos o óleo na pia ou noutro ralo, certo? Errado! Este é um dos maiores erros que podemos cometer!

Porque fazemos isto? Porque, infelizmente, ninguém nos disse como fazer ou não nos informámos. Pois bem, o melhor é colocar os óleos, depois de utilizados, numa garrafa de plástico e colocá-la, fechada, no saco de lixo orgânico, evitando assim que vá parar aos cursos de água ou a uma ETAR, onde será necessário despender milhares de Euros para o seu tratamento.

UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA (o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos)!

O Reciclemos! ainda sugere uma alternativa bem mais agradável para os óleos de cozinha, e deixa ainda uma leitura adicional sobre esta matéria.