Quem tem um blog sabe que nem sempre quem nos visita o blog é exactamente quem esperávamos! Às vezes, é precisamente quem nós menos desejávamos. Esse alguém, e os motivos que os trazem, são diversos, e claro, podem ser muito diferentes: desde a pessoa que nos acabou de conhecer e pesquisou no Google o nosso nome, um futuro empregador ou simplesmente alguém mal intencionado (estes últimos normalmente são os que incomodam mais! Há situações de pessoas que imprimem ou que outras escrevem com o mero intuído de humilhar ou divulgar algo que foi escrito num blog, sim é verdade! ACONTECE! Não devia, mas o mundo em que vivemos é mesmo assim).

O que se faz (e pode fazer) para prevenir esses acontecimentos, ou simplesmente como reagir a eles, é que são de facto a única coisa que devem preocupar os autores de um blog. Por isso mesmo a EFF – Electronic Frontier Foundation lançou recentemente um manual de boas práticas para bloggar em segurança(em inglês, talvez traduza para português se arranjar tempo entretanto!). Recomendo a leitura a TODOS quantos os que tenham um blog ou estejam simplesmente a pensar em ter um! A leitura é interessante e acessível, e traz a garantia de vos abrir os olhos para uma ou duas situações que podem ainda não ter acontecido na primeira pessoa.

Há já alguns anos que me habituei a ter este pequeno diário on-line umas vezes mais activo do que outras, o que na minha visão é perfeitamente normal. Já passei por muitas situações peculiares com algo que escrevi, desde de chamadas de atenção do chefe sobre algo que escrevi, a pedidos de remoção de conteúdos, aparece de tudo!

A verdade é que por cada um que aparece para me chatear tenho conhecido uma mão cheia de pessoas, que essas, sim! Para além de blogarem, são pessoas que valem a pena conhecer! ūüėČ