Hoje, por vários motivos resolvi voltar a vir para Lisboa de Autocarro, confesso que o autocarro tem algumas vantagens sérias em relação ao comboio da Fertagus, sendo que a principal é o facto de poder estar a escrever este post enquanto o sr. condutor “mata” o resto dos restantes condutores matinais!

Já há algum tempo que ando para fazer uma lista de coisas e coisas más dos transportes colectivos que existem entre Setúbal e Lisboa, respectivamente casa e trabalho, vai daí e pelo facto de o autocarro estar retido no transito de Lisboa resolvi escrever a respectiva lista!


Vejamos a coisa assim:

Fertagus TST/Belos
Espaço O espaço é um pouco diminuto, mais 10 cms entre bancos faziam a diferença, provavelmente menos dois bancos no final, mas uma boa dose de conforto para os passageiros Aqui é o salve-se quem puder, o espaço entre cadeiras é diminuto, de facto estes autocarros não foram desenhados para pessoas como eu. E quando o tipo da frente resolve fazer do banco espreguiçadeira de praia é o fim da coisa…
Música Argg… aquilo é o quê? Música de funeral? Menos mal: Rádio
Ar Condicionado Sempre! O que faz com que seja super agradável viajar no comboio e não sentir o ambiente pesado! Ao final de uma hora ajuda a malta a não ter dores de cabeça Varia entre o ar rarefeito que o condutor nos impinje quando leva a peito a poupança empresarial, e temperaturas criogénicas às 9 da noite!
Horário Acerca desta parte deviam dar um tiro no tipo da Fertagus que decidiu por um só comboio por hora a partir de Setúbal com rumo a Lisboa, despedi-lo não basta, ainda se vai lembrar de ir trabalhar para os aviões ou barcos de Lisboa. O melhor é acabar com a coisa por aqui! Senão ainda tinha que sugerir que viajassem um pouco a outras capitais e percebessem como e que se resolve este problema: já ouviram falar de comboios sequências, que só para estação sim, estação não? Bem me parecia! É que em Setúbal, se se perde a porra do comboio tem que se espera mais um horita, coisa pouca! Palhaços terceiro mundistas! A maralha aqui não se pode queixar, os autocarros lá terem horário têm, mas só são cumpridos fora das horas de ponta, normalmente é vê-los a encher autocarros e a partirem, sem olharem para os relógios, o que faz que com que saiam sempre dentro do horário ou até mais cedo para gláudio dos passageiros!
Malas/ Bicicletas/ Etc. A Fertagus deve ser uma empresa de tipos com um excelente sentido de humor, senão vejamos adoptaram para o comboio algumas das melhores piadas do metro de lisboa! Malas demasiado grandes (isto é que é um conceito inteligente! Ou não!) só fora das horas de ponta (seja lá o que isso for, que eles também não especificam!) e para me divertir ainda mais há uns tempos emitiram um panfleto a incentivar (ou não) a malta a trazer bicicleta para Lisboa! Com um ligeiro detalhe! Só podem entrar no comboio com bicicleta, se não for hora de ponta! E se o comboio não estiver cheio, ora com um comboio por hora de setúbal a coisa complica-se até pq eu entro com o comboio quase vazio e qd chego a lisboa os pneus da bicla explodiram de aperto! 😉 Vai tudo na parte de baixo dos autocarros, não vos garantem é nada sobre o estado em que chegam! lol, mas levam! 😉
Duração da Viagem 53-56 mins Depende do transito, mas fica-se normalmente entre os 40min e a 1hora em meia.
Segurança Este é na minha opinião o aspecto mais crítico e que não há nada a fazer a não ser investir que nem uns cães na segurança das estações, é que ninguém me convence a usar o portátil num comboio que para em todas as paragens e apeadeiros, com gente a entrar e sair das carruagens! 😉 A malta entra em Setúbal e sai em Lisboa, problemas a bordo resolvem-se na esquadra mais próxima! Em tantos anos de viagens nestes autocarros já assisti a muita coisa, mas graças a Deus sem nenhuma tristeza a apontar!
Preço do bilhete 3,90 € 3,30 €

Tudo somado ainda me perguntam qual é que a resposta óbvia! A resposta óbvia é trazer o carro mesmo, paga-se a portagem mas poupa-se uma interminável lista de parvoices! Ou então façam como eu! Tenham sempre o carro à mão, quando perdem o comboio ou o autocarro levam o carro! Et voilá!

Estava a precisar de deitar isto cá para fora! 🙂
A parte chate é serem 9:30 e ainda estar a tentar chegar à rotunda do Aeroporto, cheira-me que vou chegar atrasado novamente! Mais valia ter trazido o pópó!