Ontem foi o dia mundial (OMS, o nosso é a 17 de Novembro) do não fumador, e claro não pode deixar de assistir a mais uma palma de reportagens hipócritas que dão nas nossas televisões, bem como aliás todo o discurso politico sempre feito em torno do tabaco!

Eu NÃO FUMO, é uma opção, nunca gostei propriamente de tabaco, e recordo-me perfeitamente da primeira vez que experimentei e achei uma mer.. Mas não posso julgar nem opinar sobre quem gosta! É um gosto, como tantos outros, mais questionáveis. O que me deixa fulo é quando as nossas liberdades se cruzam com as restantes! Eu não gosto de forçar ninguém a não fumar, mas tb não posso concordar quando me forçam a fumar passivamente (Esta coisa da passividade não dá com nada!;). Por isso choca-me quando os fumadores se revoltam contra a proibição de fumar em determinados locais e argumentam que só lá vai quem quer! Pois bem, mas esse argumento lixa a minha liberdade certo? Podia escrever linhas e linhas com esta discussão.. mas não, hoje queria mesmo era falar de SNUS!:

Grov SNUS

Mais uma vez, nós em Portugal devíamos aprender com os melhores e não com os piores! Tabaco em cigarro é coisa de terceiro mundo, coisa de vidinha sem graça, de malta com dentes e dedos amarelos, com hálitos a saber a cinza! Enfim.. podia continuar aqui tb, mas infelizmente são imagens recorrentes do nosso Portugal e tantos outros países ditos desenvolvidos!

Mas não tem de ser assim… só basta acabar com a hipocrisia que se vive no nosso País!

Quando viajei à Suécia em 2002, das muitas (e boas) memórias que trouxe de lá, uma delas deixou-me parvo! O nome é SNUS!, e os suecos são viciados naquilo! O que é? Tabaco de mascar só que com um upgrade! São pequenas saquetas, não maiores do que a cabeça de um dedo, que se colocam entre a gengiva e parte interior das bochechas, parece grosseiro, mas é eficaz! O sabor é igualmente mau, mas lá está é uma questão de gosto!

Quando voltei trouxe uma caixa, mas não deixou saudades! A nicotina segue logo toda na corrente sanguínea, consegue (segundo dizem) levar mais nicotina ao cérebro do que o tabaco normal, sem metade das complicações. Veja-se que a Suécia, tem uma taxa de fumadores bastante mais baixa do que o resto da Europa! Porque? Porque são espertos! Carregam na nicotina, mas não morrem de cancro do tabaco, nem matam ninguém no processo! Não deixa é de ser caricato ver aquela malta a curtir à noite com um alto nos lábios!

Agora a parte complicada é explicarem aos Portugueses porque é que em Portugal não é permitido o SNUS!? Eu não compreendo, nem consigo perceber porque! Lá na Suécia um tipo pode sair à noite com os amigos nicotino-dependentes e corre tudo bem! Não se matam uns aos outros nem com o tabaco, nem à pancada! Enfim, talvez merecesse a nossa atenção, porque pouco a pouco sempre se corrigia alguma coisa…