Standford on ITunesEnquanto esperamos aqui no burgo pelo dito “choque tecnológico”, podemos olhar para algumas iniciativas de mérito lá fora. Não é novidade que o MIT disponibilizou todos os seus elementos de estudo, mas desta vez Standford chegou primeiro e foi mais longe.

Desde de há alguns dias que está disponível na Itunes Store a “Standford on Itunes“: são dezenas (senão centenas) de aulas, entrevistas, músicas e até jogos desportivos da faculdade de Standford que através de um acordo que estabeleceu com a Apple para utilização da plataforma do Itunes na disponibilização de conteúdos multimédia daquela instituição.

Seria bem interessante ver algo semelhante por cá, embora eu saiba de antemão que o problema por cá passará certamente pelos professores, já que muitos serão certamente avessos à sua imortalização em video!

O aspecto que eu acho mais importante neste passo é o facto de pela primeira vez estarem disponíveis conteúdos, sem que para isso seja necessário ser-se aluno de uma faculdade, é talvez o corolário do “conhecimento ao alcance de todos”. Talvez fosse disso que nós estamos a precisar por cá, de um “choque tecnológico” e de uma democratização e partilha do conhecimento científico!

UPDATE: mais um artigo na Forbes.

UPDATE: para as universidades portuguesas que gostassem de se tornar pioneras, a Apple já tem solução: iTunes_U! Vamos a ver quem dá o exemplo por cá primeiro.