Vote for Public Maps - Reject INSPIRE!

Aparentemente o Concelho Europeu chegou a um consenso sobre a directiva “Inspire“, que estipula entre outras coisas que a informação geográfica recolhida por agências nacionais europeias seja propriedade dessas mesmas agências e não do domínio público.

Esta decisão é à partida totalmente descabida, uma vez que acredito que a informação geográfica deve permanecer no domínio público e não estar “sequestrada” por entidades que irão ditar quem, quando e por quanto lhes pode aceder!

Dois motivos importantes fundamentam a minha posição: o carácter moral desta decisão, a informação geográfica tem sido até hoje subsidiada pelos governos dos vários países, logo pelo público em geral, parece-me então sensato, que os mesmos possa ter acesso directo e gratuito a elas, sem terem que pagar mais por isso.

Do ponto vista técnológico, a decisão é um pouco pior, ao fechar-se, ou pelo menos restringir o acesso às bases de dados europeias de informação geográfica, estamos a limitar o aparecimento de novos serviços baseados neste tipo de informação, a inibir o desenvolvimento de aplicações de informação geográfica gratuitas, a limitar o desenvolvimento desta área. Olhando um pouco o caso dos Estados Unidos, que devia quase servir de exemplo e onde existem bases de dados geográficas de domínio público, têm surgido nos últimos tempos bastantes serviços e ferramentas que permitem dar novas e espantosas utilizações com base neste tipo de informação. Na verdade ao limitarmos este livre acesso, parece-me a mim que estamos também a limitar as nossas possibilidades enquanto consumidores.

Por isso se como eu não vêem com bons olhos esta medida, peço-vos que apoiem a petição pela abertura deste tipo de informação, basta a vossa assinatura e acredito que no final agradecemos todos!

Vote for Public Maps - Reject INSPIRE!