Depois de participar na Reboot no ano passado, e na LIFT no ínico deste ano, redobrei a minha convicção de que atravessamos de facto tempos importantes no que toca às chamadas tecnologias emergentes. Nunca antes tivemos acesso a tanta tecnologia nas nossas vidas! No entanto pouco ou nada sabemos sobre o seu impacto na nossa vida, nos nossos hábitos! Quais as oportunidades que se nos apresentam através da sua integração no nosso dia-a-dia? Quais os problemas que resolvem e os iram criar para o Futuro. Dúvidas como por exemplo se as novas tecnologias não iram criar uma barreira ainda maior de segregação entre os que têm acesso a ela e os que por motivos vários ficam privados de lhes aceder?

Por tudo isto e juntamente com um grupo de amigos, decidimos a organizar uma conferência em Lisboa, uma conferência que não perdendo o cariz internacional, servisse essencialmente para criar um espaço de diálogo onde se pudessem conhecer e debater estas questões em torno da comunidade Portuguesa.

O resultado desta ideia e intenção já tem nome e abre hoje a primeira porta ao diálogo:

SHIFT - Social and Human Ideas For TechnologyA SHiFT deseja ser simultaneamente uma celebração sobre tecnologia, mas acima de tudo, um ponto de encontro de diferentes experiências e vivências. Os temas propostas para a edição deste ano resumem-se a cinco grandes temáticas, a relação entre Pessoas e Tecnologia, Gestão do Conhecimento, Novas formas de economia levantadas pela introdução de tecnologia, Os Blogs e as novas formas de participação cívica e por fim, mas não menos importante, Liberdades e Privacidade nos meios digitais.

Se a ideia vos agrada e se há algum tema que vos seja particularmente querido, sugiro que se juntem a nós, inscrevendo-se para receberem actualizações a esta iniciativa. A SHiFT é feita por pessoas para pessoas, pelo que cada opinião conta! Que é o mesmo que dizer que contamos com a participação de todos, mas mais haverá para falar sobre este ponto mais tarde. Por agora é tudo!