… ajudar a preservar a nossa cultura, história e lingua é não só nosso dever, como é algo em que podemos activamente participar, a Biblioteca Nacional de Portugal , no âmbito da iniciativa da Biblioteca Nacional Digital , decidiu ajudar a aumentar o número de obras em língua portuguesa no Projecto Gutenberg . Através do projecto collaborativo «Distributed Proofreaders» (DP), é agora possível ajudar à correcção de textos que tenham sido digitalizados (OCR) de livros em domínio público, o propósito é claro, usar o efeito de escala de todos os voluntários para realizar uma tarefa que se alocada a um conjunto finito de pessoas levaria certamente muito mais tempo.

Livros Convent Garden

Neste momento estão já disponíveis 78 obras em língua portuguesa, no entanto toda a ajuda parece ser pouca, pelo que os representantes portugueses nesta iniciativa continuam a precisar de mais voluntários fluentes na Língua Portuguesa para acelerar e exponenciar a revisão de textos. Lembrei-me de fazer uma nota aqui, para que não fique esquecido e que quem quiser possa ajudar:

Para mais informação consulte Página a Página ou contactem a coordenadora do movimento directamente através do email rfarinha (@) bn (.) pt