[pt]

No seguimento de um convite da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade, apresentei na passada 5ª feira uma apresentação com o tema de “Usabilidade em Comunidades Geradas pelos Utilizadores“.

A apresentação foi centrada num tema, que acabei por denominar por “Design Conversacional”, e seguia a ideia de partindo do conceito de desenvolvimento centrado nos utilizadores, construir um conjunto de boas práticas para o desenvolvimento centrado na própria Comunidade. Desenvolvimento esse, que não será mais do que formas de tornar as Comunidades Online mais “usáveis”! Em particular, a apresentação constitui uma tentativa de determinar qual o conjunto de características e interacções que devem estar disponíveis em todas as comunidade online de modo a facilitar a conversação entre os seus membros e a potenciar o seu papel enquanto plataforma social ao serviço dos seus membros.

Para os que não conseguiram estar presentes, deixo aqui a versão em PDF ou se preferirem é também possível ver a apresentação directamente aqui através do SlideShare:

[/pt]
[en]

Following an invitation from the Portuguese Usability Professionals Association, I’ve made presentation under the subject of Usability in User Generated Communities. While working on the presentation, I’ve ended up calling it only Conversational Design, since I once started working on the idea it really sounded more simple calling it that way.

Once We progress from the User Centered Design to Community Centered Design we’ll need to identify and gather a similar set of best practices regarding it’s community design. This presentation collects more or less the key features and interactions that a sucessfull Community should display in order to empower their users and facilitate conversation between its members.

For those who prefer, you can also download the presentation PDF file here.
[/en]